Asteroide passará bem perto da Terra às 20h desta 5ª feira

quinta-feira, 8 de abril de 2010


Imagem do JPL mostra a órbita do asteroide 2010 GA6, que deve passar próximo à Terra; ponto vermelho no centro é o Sol
Foto: JPL/Nasa/Divulgação
Um pequeno asteroide descoberto recentemente passará bem perto da Terra ainda nesta quinta-feira, pouco depois das 23h GMT (20h no horário de Brasília), aproximando-se a 359 mil km, mas sem representar perigo, segundo o Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa.
Esta quilometragem representa nove décimos da distância da Terra à Lua, precisou o JPL. O asteroide mede cerca de 22 m de comprimento e foi observado pelo telescópio do laboratório "Catalina Sky Survey", perto de Tucson no Arizona (sudoeste), que tem como missão descobrir cometas e outros objetos que evoluem próximo à Terra.
"Passagens de objetos ao largo de nosso planeta, a uma distância inferior a entre a Terra e a Lua acontecem várias vezes por ano", destaca Don Yeomans, um cientista do JPL de Pasadena na Califórnia (oeste). A Nasa detecta e persegue asteroides e cometas que passam perto da Terra recorrendo telescópios em terra e em órbita, como o Hubble.
O programa de observação de objetos que passam perto de nosso planeta, chamados "Spaceguard", descobre-os e avalia suas dimensões e trajetória, para determinar se representam um perigo potencial. Em janeiro passado, um pequeno asteroide passou muito mais perto de nosso planeta, a 130 mil km.