A respeito do tema da conferência, o chamado Livro das Aves (De avibus ou Liber Avium ou ainda Aviarium, entre outras designações) é o primeiro dos quatro livros do tratado De bestiis et aliis rebus do século XII.
Esse em particular (os demais teriam autoria distinta), escrito entre 1132 e 1152, é atribuído ao francês Hugo de Folieto (Hugues de Foulois), prior de St.-Nicholas-
A obra pertence ao gênero medieval dos bestiários, textos onde se parte da natureza de vários animais para deles extrair ensinamentos moralizantes.
Ainda sobre o Livro das Aves é importante mencionar ter tido grande divulgação em toda a Europa, dele se conhecendo inúmeras cópias (três das quais em Portugal), ter o seu autor tomado como base o Physiologus Latino (tradução no séc. VIII de texto grego do séc. III) e ser destinado, como se diz no prólogo, à educação dos simples ou iletrados.
Sobre o gênero medieval dos bestiários vide: Medieval Bestiary; já as referências de manuscrito do Livro das Aves existente na Torre do Tombo em Portugal, leia Direcção-Geral de Arquivos; por fim quem desejar consultar on line texto integral bilingue (latim-inglês) precedido de extenso estudo introdutório, seguir para The Medieval book of birds : Hugh of Fouilloy's Aviarium (edição, tradução e comentário de Willene B. Clark, New York, 1992).
Fonte: eiauff_eventos
Comente
Sua mensagem será avaliada e logo depois liberada.