Coordenação: Cezar Honorato (PPGH-UFF e PPGSS-UERJ)
Estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos no XIV Encontro Regional de História ANPUH-Rio "Memória e Patrimônio", a realizar-se entre os dias 19 e 23 de julho de 2010 na UNIRIO.
Inscrição para apresentação de trabalhos: até o dia 07/05/2010 no site http://www.rj.anpuh.org/
Simpósio História e Urbanização: rediscutindo o espaço urbano
Resumo O Simpósio Temático História e Urbanização: rediscutindo o espaço urbano pretende ser um local de discussão sobre o espaço urbano. Com o objetivo de refletir sobre questões teóricas e metodológicas referentes à questão urbana, retomando a produção historiográfica do final dos anos 1980, este Simpósio convida pesquisadores a revisitar o tema considerando a cidade como parte da equação na construção do conhecimento.
Pretende-se abrir espaço para que se discuta a cidade como elemento constituinte da identidade, refletindo sobre seus usos e suas transformações e permanências. Aqui, a relação cidade e cotidiano é de grande importância. Perceber a cidade como o espaço onde a vida é vivida onde a repetição, a reprodução de valores as mudanças ocorrem mostra que a cidade se transforma constantemente. Assim, a cidade está imbuída de permanência e mudança, refletindo a capacidade da sociedade de adotar novas soluções e usos diferentes do espaço, onde a cidade criativa emerge do cotidiano.
Partindo da constatação de que os diferentes grupos sociais que compõem o Rio de Janeiro no início do século XX formavam espaços onde reproduziam seus territórios de origem tal como ocorreu na Praça XI perceber as redes de sociabilidade refletidas no espaço da cidade constitui uma análise importante para a compreensão do processo de constituição do território urbano do Rio de Janeiro ao longo dos últimos cem anos.
Trata-se de entender o território a partir de sua dimensão humanizada, pois o mesmo está relacionado com a existência humana, sendo esta escrita no tempo e no espaço. Assim, percebe-se a cidade como fruto da relação que os indivíduos constroem entre si num determinado tempo e espaço. Aqui o espaço urbano será constituído de um território, de relações sociais e de um tempo preciso, cuja dinâmica e contradições serão objetos de análise.
Propõe-se com este Simpósio refletir como as relações entre território, relações sociais e tempo se apresentam na elaboração da infra-estrutura urbana e como se refletem nas contradições sociais oriundas deste processo. Estas reflexões também permitem a discussão sobre os principais desafios sociais vivenciados na atualidade, com ênfase nas questões da favelização, violência, transporte e saúde.
Comente
Sua mensagem será avaliada e logo depois liberada.