UFOP - Curso de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca abre inscrições neste mês

quarta-feira, 7 de abril de 2010


Curso de Pós-Graduação em Cultura e Arte Barroca abre inscrições neste mês

O Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) da UFOP informa que em 12/04 têm início as inscrições para o curso de Pós-Graduação lato sensu em Cultura e Arte Barroca. O prazo se estende até o dia 17/05 e os interessados devem comparecer ao IFAC (Rua Coronel Alves, n° 55, Centro Ouro Preto, MG) em posse dos seguintes documentos: ficha de inscrição preenchida; cópia do diploma de graduação; uma foto recente 3x4; cópia da cédula de identidade; curriculum vitae; e cópia do comprovante de depósito (veja a tabela de valores de investimento – vencimento dia 5).

O curso é destinado a profissionais de nível superior nas áreas de Artes, Educação, Arquitetura, História, Restauração, Música ! ou outras afins e pesquisadores, professores e demais interess! ados em refletir e atualizar seus conhecimentos de história da arte. Os objetivos principais são oferecer qualificação de caráter informativo e reflexivo sobre a arte e a cultura do período colonial, discutir aspectos centrais da Cultura e da Arte Barroca e capacitar os alunos para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e para a atuação no ensino e em programas ligados ao patrimônio cultural.

Dividido em duas opções, os interessados podem escolher entre cursar dois módulos com carga de 180 horas cada, ou quatro módulos com carga de 90 horas cada. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h, com alguns sábados letivos.

Criado em 1985, o curso é o único no gênero realizado no Brasil e conta com uma grade de matérias que abrange os mais variados aspectos relacionados ao tema. Os professores são especialistas em teorias sobre o Barroco no país. As aulas são teóricas e práticas, realizadas não só em igrejas, museus e monumentos de Ouro Preto, mas também em viagens a cidades como Congonhas, Ouro Branco, Itaverava, Santa Rita Durão, Catas Altas, Mariana, entre outras, com custo de transporte incluído. Além disso, as aulas tratam de questões atuais ligadas ao patrimônio histórico.

Mais informações no edital ou pelo telefone (31)3559-1726.

Fonte: GEHB