156 anos da primeira ferrovia do BRASIL

domingo, 16 de maio de 2010


156 anos da primeira ferrovia do Brasil

Conseguimos apoio do prefeito de Magé ROZAN GOMES o apoio para revitalização da primeira estrada de ferro do Brasil - EF Barão de Mauá, inaugurada pelo Imperador D. Pedro II em 30 de abril de 1854, construida por Irineu Evangelista de Souza- o Barão de Mauá. Assim no dia 30 de abril uma grande comemoração com Prefeito inaugurando o marco zero e afirmando que fará da Estação Guia de Pacobaíba um ponto turistico para milhares de turistas que vierem a Copa do Mundo e Olimpiadas conheçam Magé - terra de Mané Garrincha, igrejas seculares, Porto de Estrela, suas belezas naturais-cachoeiras e matas. Seguindo então de trem para Petrópolis e demais cidades serranas e Região dos Lagos. Afirmou que conta com coloboração das liderenças do Movimento de Preservação Ferroviária e certamente dos Governos do Estado e Federal para restaurar os serviços de barcas à Praça Mauá e trens.O entorno da Estação Guia de Pacobaíba revitalizadacom jardins, coqueiros e gradis e interior da histórica estação ferroviária pintada e iluminada.A Comissão de Revitalização da Estrada de Ferro Mauá reunir-se a
equipe do Prefeito Rozan Gomes para conseguir os recursos que reative o ramal ferroviário até Piabetá, pois a Prefeitura de Petrópolis com apoio da sociedade petropolitana, inclusive toda a Câmara de Vereadores e deputados estaduais do município, vem investindo recursos para fazer o trecho rua Tereza à Vila Inhomirim, possibilitando que de trem percorra da cidade serrana à Barão de Mauá em 1 hora e 40 minutos com a reativação do TREM IMPERIAL. Todos sábados de 10 às 12:30 min estamos reunindo-nos na Estação Guia de Pacobaíba - Estrada Real de Mauá-Praia de Mauá-Magé RJ. O jornalista CARLOS MERITELLO convoca a todos leitores participarem, apoiar e divulgar a campanha pela volta das barcas e trem de Mauá, movimento que faz a mais de 25 anos através do jornal BATEPAPO.
Carlos Meritello