Simpósio História & Música Popular (Anpuh/SP)

domingo, 2 de maio de 2010


O XX ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA - ANPUH/SP ocorrerá este ano, entre 6 a 10 de setembro, na Unesp/Campus de Franca. Entre os simpósios temáticos que compõem sua programação, figura o de n. 7, História & Música Popular, a ser coordenado por nós. Convidamos a todos(as) os(as) interessados(as) a se inscreverem até o próximo dia 17 de maio.

Esta proposta representa um desdobramento de outros quatro simpósios que se realizaram, inicialmente, no III Simpósio Nacional de História Cultural (2006) e, em seguida, no XXIV Simpósio Nacional de História (2007), no XIX Encontro Regional de História da Anpuh-SP, bem como no XXV Simpósio Nacional de História (2009). Trata-se, portanto, de consolidar e ampliar as discussões que convergem para o exame das relações entre História & Música Popular, valendo-se, para tanto, do acúmulo de experiências adquiridas ao longo dos últimos anos.

Já há algum tempo, como que tateando novos caminhos, os historiadores têm procurado incorporar ao arsenal de recursos de pesquisa outras linguagens, para além das habituais. Esse ato, próprio de quem se lança ao desafio de experimentar novos sabores dos saberes, resultou numa bibliografia, de produção mais ou menos recente, que valoriza objetos de estudo normalmente postos à margem pela academia. Nessas circunstâncias, a música popular vem assumindo crescente importância como fonte documental, respondendo por uma parcela dos esforços daqueles que se empenham em insuflar novos ares nas pesquisas históricas.

Para maiores esclarecimentos sobre o teor do simpósio temático proposto, consultar a página do evento http://encontrpo2010.sp.anpuh.org.