156 anos da primeira ferrovia do Brasil.

segunda-feira, 14 de junho de 2010


*156 anos da primeira ferrovia do Brasil*

Conseguimos apoio do prefeito de Magé ROZAN GOMES o apoio para revitalização da primeira estrada de ferro do Brasil- EF Barão de Mauá, inaugurada pelo Imperador D. Pedro II em 30 de abril de 1854, construída por Irineu Evangelista de Souza- o Barão de Mauá.Assim no dia 30 de abril uma grande comemoração com Prefeito inaugurando o marco zero e afirmando que fará da Estação Guia de Pacobaíba um ponto turístico para milhares de turistas que vierem a Copa do Mundo e Olimpíadas conheçam Magé- terra de Mané Garrincha, igrejas seculares, Porto de Estrela, suas belezas naturais- cachoeiras e matas. Seguindo então de trem para Petrópolis e demais cidades serranas e Região dos Lagos. Afirmou que conta com colaboração das lideranças do Movimento de Preservação Ferroviária e certamente dos Governos do Estado e Federal para restaurar os serviços de barcas à Praça Mauá e trens. O entorno da Estação Guia de Pacobaíba revitalizada com jardins, coqueiros e gradis e interior da histórica estação ferroviária pintada e iluminada.A Comissão de Revitalização da Estrada de Ferro Mauá reunir-se a equipe do Prefeito Rozan Gomes para conseguir os recursos que reative o ramal ferroviário até Piabetá, pois a Prefeitura de Petrópolis com apoio da sociedade petropolitana, inclusive toda a Câmara de Vereadores e deputados estaduais do município, vem investindo recursos para fazer o trecho rua Tereza à Vila Inhomirim, possibilitando que de trem percorra da cidade serrana à Barão de Mauá em 1 hora e 40 minutos com a reativação do TREM IMPERIAL.Todos sábados de 10 às 12:30 min estamos reunindo-nos na Estação Guia de Pacobaíba-Estrada Real de Mauá-Praia de Mauá- Magé RJ.O jornalista CARLOS MERITELLO convoca a todos leitores participarem, apoiar e divulgar a campanha pela volta das barcas e trem de Mauá, movimento que faz a mais de 25 anos através do jornal BATE-PAPO.*

*Carlos Meritello*

Fonte: [LIIB - Icomos/Brasil]