Debate: O poder do Café

quarta-feira, 16 de junho de 2010


 

         

Revista de História promove debate sobre café

Os professores de História da UFF, Carlos Gabriel Guimarães e Humberto Fernandes Machado, são os palestrantes

O café é a segunda bebida mais consumida no planeta, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Só perde para a água. Diariamente, um bilhão de pessoas saboreia o precioso líquido. E é o poder desse fruto que será tratado no próximo debate que a Revista de História da Biblioteca Nacional promove dia 22 de junho, às 16h, no auditório da Biblioteca Nacional. O assunto é destaque também nas páginas da edição de junho da revista. O evento faz parte do projeto Biblioteca Fazendo História e tem a entrada franca.

Os professores do departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), Carlos Gabriel Guimarães e Humberto Fernandes Machado, são os palestrantes do evento. Guimarães vai falar sobre a expansão do café no Vale do Paraíba (Fluminense e Paulista) e a relação comercial e portuária com a cidade do Rio de Janeiro. Ele vai abordar também a ascensão escravista paulista (Oeste Novo) e mineira (Zona da Mata).

Já Machado vai relatar o descaso dos proprietários em relação à preservação das matas, o que ocasionou escassez pelas "terras virgens", e o alto índice de mortalidade dos escravos em virtude da cultura repressiva existente.

No evento, com mediação do pesquisador da equipe da RHBN, Marcello Scarrone, serão distribuídos certificados de participação que poderão ser utilizados pelos alunos como horas de atividades complementares em suas universidades. Além disso, será sorteada uma assinatura da RHBN com a duração de um ano. Os debates realizados pela RHBN têm atraído estudantes de importantes instituições de ensino público e privado do Estado do Rio de Janeiro, bem como profissionais de áreas afins.

A série de debates tem, ainda, transmissão em tempo real, via Internet, no site www.institutoembratel.org.br, através do link TV PontoCom. A Fundação Biblioteca Nacional está localizada na Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro (acesso pelo jardim).

A revista – Desde o lançamento em 2005, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferece informação qualificada em artigos e matérias produzidos pelos mais importantes historiadores brasileiros. A publicação conta com a chancela e o rico acervo iconográfico da Biblioteca Nacional e com o patrocínio da Petrobras. A linguagem e apresentação agradável conquistaram um público abrangente independentemente de formação educacional ou área de atuação profissional. Única publicação no segmento editorial especializada em História do Brasil, a RHBN é distribuída mensalmente nas bancas de todo o país e pode ser assinada. O conteúdo integral de todas as edições também pode ser acessado no endereço

http://www.revistadehistoria.com.br.