Revista "História, Ciências, Saúde - Manguinhos" cria seção para artigos sobre divulgação científica

quarta-feira, 21 de julho de 2010


Fonte: JC e-mail 4057, de 21 de Julho de 2010.  
 Revista "História, Ciências, Saúde - Manguinhos" cria seção para artigos sobre divulgação científica
 
Edição de junho inclui dossiê sobre ciência e mídia
 
A revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos anunciou, em sua edição de junho, a criação de seção dedicada a estudos acadêmicos na área da divulgação científica.

Periódico trimestral da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz, a revista é editada desde 1994 e publica artigos originais relacionados à história das ciências e da saúde - e, a partir de agora, divulgação científica.

No Qualis, a revista possui pontuação alta em diversas áreas de conhecimento, entre elas, ensino de ciências e matemática, multidisciplinar e ciências sociais aplicadas. Integra a coleção disponível on-line no portal SciELO e é indexada nas bases do ISI, Medline e Scopus, entre outras.

A revista possui um sistema de revisão por pares e publica textos inéditos em português, inglês e espanhol em distintas seções, entre elas: Artigos de análise, Imagens, Debate, Nota de Pesquisa e Livros.

Para dar a partida na proposta, a edição traz um dossiê sobre ciência e mídia com três artigos na área: "A ciência na primeira página: análise das capas de três jornais brasileiros", de Flavia Natércia, Marina Ramalho e Luisa Massarani; "Enquadramento dos transgênicos nos jornais paulistas: informação como subsídio à participação política", de Danilo Rothberg e Danilo Berbel; "A incrível história da fraude dos embriões clonados e o que ela nos diz sobre ciência, tecnologia e mídia", de Iara Maria Souza e Amanda Caitité.

A editora da área de divulgação científica é Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz.

Informações: http://www.coc.fiocruz.br/hscience

Fonte: GEHB