5º Colóquio: O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


     5º Colóquio do Polo de Pesquisas sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB):

O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II 

Promovido pelo Real Gabinete Português de Leitura, acontece de 13 a 17 de setembro, o colóquio O Atlântico como ponte: a Europa e o espaço lusófono (s.XVI-XXI) – II, organizado pelos pesquisadores do PPRLB (Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras), sob a coordenação-geral da Professora Gilda Santos.

O colóquio dá seguimento ao ciclo de conferências ocorrido no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, de Paris, em fevereiro de 2010, e reunirá no Rio cerca de 120 professores e investigadores de universidades e instituições brasileiras e estrangeiras, em 9 sessões plenárias e 25 painéis de comunicações, demostrando a vitalidade dos estudos sobre o Atlântico na perspectiva da lusofonia.

Os palestrantes estrangeiros confirmados são Ettore Finazzi-Agró (Univ. de Roma La Sapienza), Jacqueline Penjon (Univ. Sorbonne, Paris), João Pedro Garcia (Fund. C. Gulbenkian, Lisboa), Jorge Vaz de Carvalho (Univ. Católica-Lisboa), José Cândido de Oliveira Martins (Univ. Católica-Braga), Pedro Serra (Univ. de Salamanca), Tiago Miranda (Univ. dos Açores) e Vanda Anastácio (Univ. de Lisboa).

Do Brasil, destacam-se Cleonice Berardinelli (ABL), Adma Muhama (USP), Angélica Madeira (UNB), Arno Wehling (IHGB), Francisco Lima (UEFS), Leila Algranti (Unicamp), Lucia Helena (UFF), Luciana Villas Bôas (UFRJ),  Luiz Felipe Baêta Neves (UERJ), Patricia Cardoso (UFPR).

Encarar o Atlântico como ponte é o desafio agora proposto: pensar tanto as constâncias da cultura européia e os seus ecos nos países americanos, quanto a repercussão que o contato com as culturas do Novo Mundo tiveram na Europa.

Maiores informações

Real Gabinete Português de Leitura

R. Luís de Camões, 30 – Centro

Tels: 2221.3138 e 2221.2960

E-mail: pontes-atlantico2@realgabinete.com.br

Site: www.realgabinete.com.br 

 

INSCRIÇÕES ABERTAS NA SECRETARIA DO REAL GABINETE 

Taxa de inscrição para ouvintes: R$ 20,00

Para ver a Programação completa, clique no cartaz!