Edital deSeleção - Mestrado em História - PPGH-UFPB - 2011

sexta-feira, 13 de agosto de 2010


Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Paraíba

*Edital de Seleção 2011 - Mestrado*

*Apresentação*

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), aprovado em 2003 pelos
órgãos deliberativos da UFPB, reconhecido e credenciado pela CAPES em
novembro de 2004, constitui-se como Mestrado Acadêmico, com Área de
Concentração denominada *História e Cultura Histórica*, que expressa a
articulação entre o processo histórico, a produção do conhecimento e a
sua transmissão, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa, *História
Regional* e *Ensino de História e Saberes Históricos*.

*Corpo Docente <http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/docentes.html>*

*Área de Concentração*

A área de concentração /História e Cultura Histórica/ procura traduzir o
circuito da qualificação profissional necessária à operação histórica: a
formação teórica e metodológica, a análise das experiências históricas e
a socialização dos conhecimentos produzidos. Entende-se que, nessa
direção, é necessário elaborar e explorar um programa, um conjunto de
pesquisas capaz de tornar claras as construções que a expressão cultura
histórica recobre no que concerne ao contexto onde é produzida e
aplicada, bem como os grupos sociais que a engendraram ou engendram. Tal
empreendimento está inserido na difusão de uma tradição escrita e
midiática à margem da ciência histórica propriamente dita, mas com
notável disseminação na contemporaneidade.

*Ementas das Linhas de Pesquisa*

*História Regional*

Na articulação entre a área de concentração do Programa e a Linha de
Pesquisa *História Regional* mostra-se relevante o fato de que, numa
definição preliminar de cultura histórica, tenha-se, como campo de suas
reflexões, as perspectivas das regionalidades. Assim, o processo
histórico, com ênfase na historicidade regional (regionalidades,
regiões, regionalismos, locais da cultura, da economia e da política) é
um espaço de atuação que permite a formação de recursos humanos
(historiadores) com melhor conhecimento de suas realidades e dos acervos
documentais. A relevância que tais processos têm tido no tempo presente,
na construção de culturas políticas aplicadas à cidadania e à democracia
e, particularmente, na renovação do ensino de história na educação
básica e no ensino superior, possibilita um aprofundamento no campo da
história e da cultura histórica.
Os estudos que vimos desenvolvendo sobre as historicidades regionais e
locais, compreendem a região como construção. Construção que as
pesquisas históricas buscam elucidar, através da análise do papel dos
agentes envolvidos e dos processos relacionados com os espaços nacionais
e globais. Aqui a discussão da noção de cultura histórica está
fortemente marcada pela articulação com o conceito de cultura política,
por meio de análises das formas de exercício (práticas) e representações
do poder político pelo Estado, pelas instituições, pelos diversos grupos
sociais, por movimentos sociais, entre outros agentes. As regionalidades
são assim compreendidas como construtos históricos, de caráter
simbólico-político, componentes das culturas históricas produzidas,
divulgadas e apropriadas por sujeitos historicamente situados.
Desenvolvem-se também, nesta Linha, pesquisas acerca da cultura
material, dos sistemas de representações regionais e da produção de bens
simbólicos, das relações entre a memória histórica e o imaginário
político e social regionais.

*Ensino de História e Saberes Históricos*

Os estudos e pesquisas que a Linha tem desenvolvido, partem de uma
hipótese ainda não completamente explorada: o ensino de história,
prerrogativa dos profissionais da história e das culturas escolares,
precisa, cada vez mais, ser mediado pelos saberes históricos,
responsáveis, em grande parte, pelas porosidades intrínsecas à cultura
histórica. Dessa forma, ao se reconhecer que a cultura histórica não
está exclusivamente presa ao ofício do historiador, é necessário que se
aprofundem as pesquisas para a própria existência da comunidade de
historiadores. Portanto, mostra-se relevante o fato de que, numa
definição preliminar de cultura histórica, tenha-se, como campo de suas
reflexões, as perspectivas das regionalidades e o ensino de história e
dos saberes históricos. Entendendo que os historiadores e os professores
de história não detêm mais, na contemporaneidade, o monopólio da
produção do conhecimento histórico e, muito menos, de sua transmissão,
as pesquisas têm caminhado no sentido de procurar compreender que outras
formas de relação com o passado os sujeitos históricos/ sociais
empreendem por meio das memórias, dos silêncios, das lacunas e dos não
ditos. A preocupação com o público que procura o Programa e a Linha
Pesquisa de *Ensino de História e Saberes Históricos* e articulações
entre a produção do conhecimento histórico acadêmico e o conhecimento
histórico escolar no que diz à formação do professor, no sentido de
ampliarmos o debate interdisciplinar, a reflexão teórico-conceitual e
metodológica sobre os saberes históricos.

*Estrutura Curricular* <http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/estrutura_curso.html>

*Processo Seletivo - 2011*

*

*Número de Vagas:* 33 (trinta e três) vagas, que poderão não ser
totalmente preenchidas, respeitando-se a disponibilidade por
docente credenciado no programa, segundo as informações abaixo:

*GRUPOS DE PESQUISA*

*Saberes Históricos: Ensino de História, Historiografia e
Patrimônios
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083708JDBJSEJ>*

*Ementa: *Compreensão acerca dos Saberes Históricos tomando como
referência as pesquisas sobre: Ensino de História, Historiografia,
História da Educação e Patrimônios; Compreensão da Cultura
Histórica veiculada nos espaços educacionais não formais presentes
no cotidiano social, que promovem versões da História engendradas
pelos meios de comunicação, pelas memórias e pela historiografia
bem como pela educação patrimonial.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*Antonio Carlos Ferreira Pinheiro*


*01*

*Carla Mary S. Oliveira*


*01*

*Cláudia Engler Cury*


*01*

*Raimundo Barroso Cordeiro Jr.*


*02*

*Telma Dias Fernandes*


*02*

*Uyguaciara Veloso C. Branco*


*01*

*Vilma de Lurdes Barbosa*


*01*

*SUBTOTAL*


*09*

*Estado e Sociedade no Nordeste Colonial
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705KJEO2HK>*

*Ementa: *Estudo acerca do período colonial no Nordeste, com
ênfase nas pesquisas sobre: Economia; Demografia; Administração;
Territorialidades; Escravidão; História indígena; Elites e poderes
locais; Período holandês; Religiosidade; Festas públicas; Arte
barroca; Revisão historiográfica de autores e documentos.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*Acácio José Lopes Catarino*


*02*

*Carla Mary S. Oliveira*


*01*

*Mozart Vergetti de Menezes*


*01*

*Regina Célia Gonçalves*


*02*

*Ricardo Pinto de Medeiros*


*01*

*SUBTOTAL*


*07*

*Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705QYG4NER>*

*Ementa: *Estudo sobre as culturas políticas e as relações sociais
do Nordeste oitocentista, com ênfase nos movimentos de contestação
política, nas relações entre localismo e centralismo; As
estruturas culturais, notadamente no que diz respeito às relações
de gênero, de grupos familiares, à história social da escravidão,
à história da saúde pública e ao conjunto de relatos e descrições
deixados por viajantes.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*João Azevedo Fernandes*


*02*

*Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano*


*02*

*Solange Pereira da Rocha*


*02*

*SUBTOTAL*


*06*

*Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste Oitocentista
(GHENO)
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705NU4GPX6>*

*Ementa: *Este Grupo de Pesquisa tem como objetivo desenvolver
estudos e pesquisas no que tange à instrução das primeiras letras,
à instrução secundária e às escolas de ensino superior, tanto
públicas como particulares. O Grupo desenvolve a pesquisa por meio
de duas temáticas: 1) Instituições Educacionais e a Formação do
Estado Nacional e 2)Culturas Educacionais: práticas, sujeitos e
representações. Paralelamente o Grupo tem se preocupado com o
levantamento e catalogação de fontes em História da Educação, com
ênfase na Paraíba.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*Antonio Carlos Ferreira Pinheiro*


*01*

*Cláudia Engler Cury*


*01*

*SUBTOTAL*


*02*

*Grupo de Estudos e Pesquisa em História do Século XX (GEPHiS20)
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705Y7FO0AH>*

*Ementa: *Estudos sobre economias e complexos regionais; Culturas
políticas, regimes políticos e ideologias; Matrizes culturais e
cultura histórica; História e historiografia das indústrias
culturais; Culturas nacionais e representações artísticas;
Estruturas políticas regionais e dinâmicas culturais; Correntes
políticas e movimentos sociais; História e historiografia das
correntes políticas contemporâneas.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*Elio Chaves Flores*


*02*

*Jaldes Reis de Menezes*


*01*

*Monique Cittadino*


*01*

*Paulo Giovani Antonino Nunes*


*01*

*SUBTOTAL*


*05*

*Grupo de Pesquisa em História e Regionalização (GRUPHIR)
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705SMV3COY>*

*Ementa: *Estudo da História do poder local a partir dos anos de
1980, na importância da participação social nos processos de
elaboração, implementação e fiscalização de políticas públicas;
Estudos sobre o controle social, e o empoderamento da sociedade
civil, na perspectiva da democracia participativa.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*Gustavo Tavares da Silva*


*02*

*SUBTOTAL*


*02*

*Grupo de Estudos e Pesquisas da América Latina Contemporânea
<http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0083705KW5DMGQ>*

*Ementa: *A formação sociocultural latino-americana. Literatura,
Música e Cinema na América Latina. A formação dos estados
nacionais na América Latina. Simon Bolívar e a República
Latino-americana. José Martí e a emancipação latino-americana. O
Socialismo de José Carlos Mariátigui. Da economia colonial ao
Capitalismo dependente na América Latina. Oligarquia, nacionalismo
e autoritarismo na América Latina. Recursos naturais e riquezas
privadas na América latina. Fome, miséria e resistência na América
Latina. A América Latina e o Consenso de Washington. Os Movimentos
Sociais populares na América Latina. O Socialismo no século XXI.

*DOCENTES*


*VAGAS*

*José Jonas Duarte da Costa*


*02*

*SUBTOTAL*


*02*

*OBS.:* Todos os grupos de pesquisa vinculados ao PPGH-UFPB estão
cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq,
onde os interessados poderão acessar maiores informações sobre os
objetivos de pesquisa dos mesmos. Busca disponível em:
http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/.

*

O processo seletivo consiste nas seguintes etapas, eliminatórias e
classificatórias, de acordo com o Regulamento do Programa:

1.

*Inscrição dos candidatos junto à Coordenação do PPGH;
*

2.

*No ato da inscrição, o candidato deverá indicar o Grupo de
Pesquisa ao qual deseja se vincular;
*

3.

*Homologação das inscrições pela Coordenação do PPGH;
*

4.

*Prova escrita (eliminatória e classificatória): *constará
de temas de conteúdo dissertativo, em língua portuguesa, de
acordo com as temáticas relativas à área de concentração do
Programa e conforme a bibliografia indicada.

Critérios para avaliação da Prova Escrita:

*Item* *Pontuação*
Conhecimento e Utilização Adequada da Bibliografia
Indicada de 0,0 a 5,0 pontos
Articulação das Idéias, Argumentação e Clareza na
Exposição do Tema de 0,0 a 5,0 pontos

5.

*Avaliação de projeto (eliminatória e classificatória):
*entregue no ato da inscrição, em 2 (duas) vias, o projeto
deve conter, no máximo, 12 (doze) páginas (fonte Times New
Romam tamanho 12; espaço entre linhas 1,5; margens 2,5 cm;
papel A4), constando do seguinte roteiro:

1.

*Folha de Rosto / Título -* No Projeto não deve
constar o nome do autor, para garantir a
impessoalidade no processo. Título -- deve
expressar, com clareza, a problemática da pesquisa
e, se for o caso, delimitando-a do ponto de vista
espacial e cronológico;

2.

*Resumo (1 página) -* texto, com no máximo 15
linhas, informando sobre o tema, os objetivos, a
fundamentação teórica e a metodologia;

3.

*Objetivos (geral e específicos) (1 página) -*
definir, com clareza, os propósitos da pesquisa;

4.

*Justificativa (no máximo 2 páginas) -* apresenta
e explica a relevância da problemática da pesquisa
que deverá estar relacionada às temáticas do Grupo
de Pesquisa do Programa ao qual o candidato
declara vincular-se;

5.

*Fundamentação Teórica (no máximo 3 páginas) -*
deve conter o debate historiográfico no qual se
insere e a literatura pertinente ao recorte temático;

6.

*Metodologia (no máximo 3 páginas) -* apresenta as
etapas de desenvolvimento da pesquisa, o
tratamento das fontes, relacionando-as com os
objetivos propostos;

7.

*Referências bibliográficas (1 página) -* lista,
de acordo com as normas da ABNT, as obras citadas
no projeto.

*OBS.:* Os alunos deverão elaborar projetos de acordo
com as áreas de interesse dos docentes disponíveis para
orientação no ano de 2011, conforme relação neste edital.

Critérios para avaliação do Projeto:

*Item* *Pontuação*
Resumo de 0,0 a 1,0 ponto
Objetivos (geral e específicos) de 0,0 a 2,0 pontos
Justificativa de 0,0 a 2,0 pontos
Fundamentação Teórica de 0,0 a 2,0 pontos
Metodologia de 0,0 a 2,0 pontos
Referências Bibliográficas de 0,0 a 1,0 ponto

6.

*Entrevista (eliminatória e classificatória):* constará de
arguição sobre a prova escrita, sobre o projeto de pesquisa
e sobre a trajetória acadêmica do candidato.

7.

*Análise do Curriculum Vitae (indicamos o modelo Lattes
<http://lattes.cnpq.br/>) do candidato (classificatória):*
Avaliação curricular a partir de três categorias básicas:
atividade de docência, experiência profissional e produção
científica e cultural dos últimos três anos (a partir de 1º
jan. 2008 - consultar Resolução PPGH n. 03/ 2006
<http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/resol_ppgh-ufpb_003-2006.pdf>).

8.

*Proficiência em língua estrangeira:* não haverá
obrigatoriedade da realização do exame de proficiência por
ocasião do processo seletivo. Porém, o aluno deve realizá-lo
obrigatoriamente no prazo de 12 (doze) meses, após ingresso
no Programa. Se o aluno não realizar o exame de proficiência
até esse prazo, será desligado do Programa, conforme
Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto
Sensu da UFPB
<http://www.ufpb.br/sods/consepe/resolu/2000/Rsep0012.htm>
(Artigo 53, Alínea IV), e Regulamento do Programa de
Pós-Graduação em História
<http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/resol_consepe_002-2005.pdf>
(Artigo 68, § 3º).

*Calendário do Processo Seletivo 2011*

*

*Inscrições para a Seleção:*

*Período:* 8 de setembro a 7 de outubro de 2010.
*Horário:* 2as, 4as, 3as e 5as, das 9:00 às 12:00 hs e 6as das
15:00 às 18:00 hs.
*Local: *Coordenação do PPGH/ CCHLA/ UFPB.

*

*Divulgação dos processos homologados:* 22 de outubro de 2010.

*

*Período para recurso dos processos dos candidatos não
homologados:* 25 a 27 de outubro de 2010.

*

*Divulgação dos resultado dos recursos:* 28 de outubro de 2010.

*

*Documentos exigidos para inscrição:*

1.

Formulário de Inscrição disponível na Secretaria do PPGH
devidamente preenchido (clique aqui
<http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/ficha_selecao_ppgh.pdf> para
fazer o download);

2.

Duas fotografias 3x4;

3.

Fotocópia do diploma de graduação (frente e verso) ou
documento equivalente autenticada. A autenticação poderá ser
feita no ato da inscrição com a apresentação do documento
original;

4.

Fotocópia do Histórico Escolar da Graduação;

5.

Curriculum Vitae (indicamos o modelo Lattes
<http://lattes.cnpq.br/>) (1 via), com a produção dos
últimos 3 anos (a partir de 1º de janeiro de 2008),
acompanhado de fotocópias da documentação comprobatória;

6.

Fotocópias do título de eleitor, do certifiçado de
reservista (para homens), da carteira de identidade e do CPF
para candidatos brasileiros ou do passaporte para candidatos
estrangeiros;

7.

Projeto de Pesquisa (02 vias), sem identificação do autor;

8.

ORIGINAL (1ª via) da Guia de Recolhimento da União (GRU
<http://www.prpg.ufpb.br/prpg/cgcont/gru.php>), comprovando
o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00
(Cinqüenta Reais).

*

*OBS.:* Será facultada a inscrição pelos correios, via SEDEX, mas
a ausência de qualquer dos documentos solicitados ou a disposição
inadequada dos mesmos impedirá sua homologação. Toda a
documentação deverá ser encaminhada até o dia 7 de outubro de 2010
(data de postagem) para o seguinte endereço:

*Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História*
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Campus Universitário
Conjunto Humanístico - Bloco V - João Pessoa - PB
CEP 58.051-970 - Brasil
Fone/ Fax: + 55 (83) 3216-7915 - E-Mail: ppgh@cchla.ufpb.br
<mailto:ppgh@cchla.ufpb.br>

*SELEÇÃO: FASES, DATAS E LOCAIS DE REALIZAÇÃO E DE DIVULGAÇÃO DOS
RESULTADOS*

*

*Prova Escrita (eliminatória e classificatória):*
*Data:* 3 de novembro de 2010 (4ª feira)
*Horário:* das 8:00 às 12:00 hs
*Local: *Auditório 411 - CCHLA
*Resultado:* 19 de novembro de 2010 (6ª feira), às 17:00 h, no
quadro de avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa
(http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/).

*

*Avaliação dos projetos (eliminatória e classifiçatória):* 22 a 30
de novembro de 2010.
*Resultado:* 1º de dezembro de 2010 (4ª feira), às 17:00 h, no
quadro de avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa
(http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/), quando será divulgado também o
cronograma das entrevistas.

*

*Entrevista (eliminatória e classificatória):*2 a 6 de dezembro de
2010 (manhã e tarde), apenas para os aprovados nas etapas anteriores.

*

*Análise do Curriculum Vitae (classificatória) -* Será realizada
apenas para os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a
70 (setenta) pontos nas etapas eliminatórias.

*

*Cálculo da Nota Final dos Candidatos:* A Nota Final será igual à
média aritmética das notas obtidas nas etapas eliminatórias,
somada à análise do currículo.

*

*Homologação do processo seletivo:* Em reunião do Colegiado do
Programa (manhã do dia 8 de dezembro de 2010).

*

*Divulgação do Resultado Final do Processo Seletivo:* 8 de
dezembro de 2010 (4ª feira), a partir das 17:00 hs, no quadro de
avisos da Coordenação do PPGH e na página do Programa
(http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/).

*OBS.:* Após a divulgação dos resultados, os candidatos não
selecionados terão 60 (sessenta) dias para retirar seus
documentos; findo este prazo, os documentos serão descartados.

*

*Matrículas:*
*Período:* *7 e 8 de fevereiro de 2011 (2ª e 3ª feira).*
*Local:* Coordenação do PPGH
*Horário:* 08:00 às 12:00 h

*

*Início das Aulas:* *14 de fevereiro de 2011 (2ª feira).*

*

*Bibliografia Indicada para a Prova Escrita:*

o

AZEVEDO, Fernando de. *A cultura brasileira*. 6ª ed. Rio de
Janeiro: Editora da UFRJ; Brasília: Editora da UnB, 1996.
[Introdução: p. 27-47].

o

CHARTIER, Roger. *A história ou a leitura do tempo*.Tradução
de Cristina Antunes. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

o

DOLHNIKOFF, Miriam. *O pacto imperial: *origens do
federalismo no Brasil. São Paulo: Editora Globo, 2005.

o

"Dossiê: História e Cultura Histórica". In: *Sæculum -
Revista de História*. João Pessoa, DH/PPGH/UFPB, n. 16,
jan-jun/2007. Disponível para download em formato PDF em
http://www.cchla.ufpb.br/saeculum/.

o

GOMES, Angela de Castro. *História e historiadores: *a
política cultural do Estado Novo. Rio de Janeiro: Editora da
FGV, 1996.

o

HOBSBAWM, Eric & RANGER, Terence (orgs.). *A invenção das
tradições*. 4ª ed. Tradução de Celina Cardim Cavalcante. São
Paulo: Paz e Terra, 2006.

*

*Comissão de Seleção:*

Prof. Dr. Ângelo Emílio da Silva Pessoa
Prof. Dr. Antonio Carlos Ferreira Pinheiro
Profª Dra. Carla Mary S. Oliveira
Profª Dra. Cláudia Engler Cury
Prof. Dr. Damião de Lima
Prof. Dr. Gustavo Tavares da Silva
Prof. Dr. João Azevedo Fernandes
Prof. Dr. José Jonas Duarte da Costa
Prof. Dr. Mozart Vergetti de Menezes
Profª Dra. Regina Maria Rodrigues Behar
Profª Dra. Solange Pereira da Rocha
Profª Dra. Telma Dias Fernandes (presidente)

*

*Coordenação do Programa:*

*Coordenador: *Prof. Prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Jr.
*Vice-Coordenador: *Prof. Elio Chaves Flores
*Secretária:* Virgínia de Barros Correia Kyotoku

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*Programa de Pós-Graduação em História - Universidade Federal da Paraíba*
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Campus Universitário - Conjunto Humanístico - Bloco V - Castelo Branco -
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Fone: + 55 (83) 3216-7915 - E-Mail: ppgh@cchla.ufpb.br  - Sítio Web:
http://www.cchla.ufpb.br/ppgh/