Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


*Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo*
Em 1881 a Biblioteca Nacional realizou uma exposição de história e geografia do Brasil com impressos, manuscritos, mapas, estampas, medalhas e moedas.
Diversas instituições e colecionadores particulares contribuíram com a mostra. O livreiro João Martins Ribeiro havia encontrado entre um lote de papéis, livros e manuscritos antigos por ele adquiridos, uma história do Brasil da qual nunca havia ouvido falar. Em vez de colocá-la à venda, resolveu doá-la como sua cota para a exposição que seria inaugurada.

Quem conta essa história é Capistrano de Abreu em nota preliminar do livro *História do Brasil*, de Frei Vicente do Salvador, obra que o Conselho Editorial do Senado está relançando na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que ocorrerá no período de 12 a 22 de agosto. O primeiro capítulo da
história assinada por Frei Vicente foi publicado no *Diário Oficial* de 23 de julho de 1886. No ano seguinte, saiu um volume de 115 páginas incluindo
os dois primeiros dos cinco livros que integram a obra. A edição completa foi divulgada em 1889 nos anais da Biblioteca Nacional.

O livro agora recém-lançado pelo Conselho Editorial do Senado foi baseado no texto da Biblioteca Nacional. As modificações foram uma simplificação na
ortografia e uma atualização na pontuação, além de uma alteração nos capítulos do quinto e último livro. A obra de Frei Vicente do Salvador é a primeira história do Brasil escrita por brasileiro. O primeiro volume contém uma descrição do descobrimento, da população e da terra descoberta pelos portugueses. O segundo relata como o país foi povoado, dividido em capitanias hereditárias.

O período em que o Brasil foi governado por Tomé de Sousa até a vinda de Manuel Teles Barreto, quando Portugal perdeu sua independência para a Espanha, é o tema principal do terceiro livro. O quarto volume trata do governo Teles Barreto até a vinda do governador Gaspar de Sousa. O quinto livro vai desde o tempo em que o Brasil foi governado por Gaspar de Souza até a vinda do governador Diogo Luís de Oliveira. Trata, sobretudo, da tentativa holandesa de conquistar o país.

*Serviço:*

*História do Brasil
*Autor: Frei Vicente do Salvador
Preço: R$ 30

Visite o Blog do nosso Grupo:
http://www.grupohistoriadobrasil.blogspot.com