I Simpósio Políticas, Território e Cultura: Geografia e Patrimônio

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


O PPGG/UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Geografia) e o Geoppol (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território) convidam para o I Simpósio Política, Território e Cultura: Geografia e Patrimônio, que acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro próximos no Auditório do Programa, sala I-17, prédio do CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza) na Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. A programação segue  abaixo.

I Simpósio Política, Território e Cultura:


Geografia e Patrimônio

Política e Cultura são dois temas recorrentes e ganham cada vez mais destaque na pauta de discussões de nossa sociedade. Da mesma maneira, abordagens que procuram relacionar fenômenos políticos e fenômenos culturais também vêm crescendo dentro de alguns setores das ciências sociais.

Na geografia, notamos também esse caminho, seja pelo impressionante incremento na produção de trabalhos que remetem à geografia cultural a partir dos anos 1990, seja também por um interesse renovado na geografia política. Entretanto, especificamente, preocupações com a produção sistemática de conhecimento sobre a relação entre política e cultura a partir de uma abordagem geográfica ainda são raras. Há um vasto campo com temáticas importantes já em desenvolvimento por outros pesquisadores, mas que permanece em grande parte não explorado a partir do aparato teórico-metodológico da geografia.

Nesse contexto, nota-se um crescente interesse nas ações do Estado na área da cultura ao mesmo tempo em que abordagens a partir de categorias espaciais ganham maior relevância e conceitos espaciais como território, lugar e paisagem transformam-se em categorias fundamentais de políticas públicas, notadamente aquelas relacionadas às ações voltadas para o patrimônio cultural.       

Reunir e promover o debate e a reflexão entre geógrafos e não geógrafos, entre pesquisadores e policy makers da área cultural tem o papel de jogar uma luz sobre essa questão e promover o debate na geografia e demais campos preocupados com a espacialização da relação entre política e cultura.

Objetivos:

Reunir pesquisadores e policy makers atuantes na área de política e cultura, além de estudantes e público em geral, para discussão de temas relacionados à política, território e cultura.

Discutir a produção teórica, projetos e ações que estão sendo executados em áreas como políticas culturais e patrimônio e identificar sua relação com o território.

Contribuir para a formação de uma rede de pesquisadores, laboratórios e programas de pós-graduação interessados em política, território e cultura e em patrimônio cultural.

Organização

Geoppol – Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFRJ

Coordenação:

Rafael Winter Ribeiro
 
PROGRAMAÇÃO

13 de setembro

09:00

Abertura: Política e Cultura / Cultura e Política na Geografia

Diferentes possibilidades de inter-relação entre cultura, política e espaço na Geografia. Abordagens a partir da Geografia Cultural e da Geografia Política

Roberto Lobato Corrêa – PPGG/UFRJ

A política através da Geografia Cultural

Iná Elias de Castro

PPGG/UFRJ

A cultura através da Geografia Política

Rafael Winter Ribeiro – PPGG/UFRJ – Moderador

 

 

 

14:00

Espaço, Política e Cultura numa visão multidisciplinar

Abordagens espaciais de política e cultura a partir de diferentes disciplinas acadêmicas: História, Antropologia e Geografia

Márcia Chuva

História/UNIRIO

Singularidades da perspectiva histórica nos processos de patrimonialização de bens culturais e sua gestão

Renata Gonçalves de Sá Antropologia/UFF

Os estudos urbanos e a noção de patrimônio na Antropologia

Caio Augusto Maciel Geografia/UFPE

A geografia política da paisagem: imagens, narrativas e sensibilidades culturais em disputa no espaço público

Daniel Abreu de Azevedo– UFRJ – Moderador

14 de setembro

09:00

Turismo, território e Cultura

Discussões sobre a forma como turismo e cultura tem sido abordados na construção de políticas públicas  de patrimônio. Ações, reflexões e conseqüências

Tereza Paes

UNICAMP

Turismo e patrimonialização nas estratégias do planejamento: as categorias espaciais e os riscos de redução narrativa

Marcelo Sotratti

UNICAMP

As ideologias espaciais na promoção turística brasileira e o patrimônio cultural: o caso da Embratur

Leila Bianchi Aguiar

UNIRIO

Cidade morta, cidade monumento, cidade turística: a construção de memórias sobre Ouro Preto

Leticia Parente Ribeiro – UFRJ – Moderadora

 

 

 

14:00

Estado, paisagem, território e patrimônio

Análise da construção de políticas públicas de patrimônio cultural e abordagens espaciais possíveis

Fernando Fernandes de Mello

Prefeitura do Rio de Janeiro

As APAC's - Áreas de Proteção do Ambiente Construído: A ação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro na proteção da paisagem carioca

Lia Motta

PEP/COPEDOC/IPHAN

Políticas de preservação e fragmentos urbanos: o exemplo da Praça 15 de Novembro no Rio de Janeiro

Rafael Winter Ribeiro

PPGG/UFRJ

Políticas de preservação da paisagem: diferentes interpretações de um conceito e possíveis conseqüências espaciais – Brasil e Unesco

Sávio Raeder – UFRJ – Moderador

Nota: serão conferidos certificados de participação para aqueles com freqüência superior a 75%.

Local: Auditório do Programa de Pós-Graduação em Geografia – sala I-17, Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), Ilha do Fundão, Rio de Janeiro.

Fonte: LIIB - Icomos/Brasil