4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE

terça-feira, 19 de outubro de 2010


4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e  3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE

O Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, juntamente com o Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da Universidade Federal de Juiz de Fora – MAEA/UFJF têm o prazer de apresentar o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE.

A promoção do evento é uma oportunidade de divulgar as atividades de pesquisa e extensão efetuadas no âmbito regional, bem como em todo o território do estado de Minas Gerais. A novidade está na expansão interinstitucional e conta mais uma vez com o apoio dos pesquisadores do Setor de Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade de São Paulo – USP, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – MN/UFRJ e do Instituto de Arqueologia Brasileira – IAB/RJ, que sempre acompanharam e estimularam a realização do evento.

A proposta visa agregar pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico e àquelas oriundas da arqueologia preventiva, além de abrigar mais uma vez a Reunião da Regional Sudeste da SAB. No momento de mudanças e expansão de atuação, a interação e o diálogo são conditio sine qua non nas relações com colegas de outras instituições, bem como áreas do saber que fazem interface com a Arqueologia, como a Museologia, a Educação, a Antropologia, entre outras. Por outro lado, a visibilidade do patrimônio no contexto das políticas públicas nacionais está em conformidade com a intensidade das pesquisas arqueológicas e agenciamento de espaços museais, o que demanda um debate acerca do tema em correlação ao ofício do arqueólogo.

O evento está programado para ocorrer entre os dias 04 e 07 de novembro de 2010, no campus da UFOP. Convidamos a todos os interessados a participar e compartilhar o conhecimento produzido em diferentes contextos, possibilitando a interlocução e as reflexões acerca do patrimônio arqueológico. Em breve, será divulgada a Programação e os procedimentos para inscrições de trabalhos.

Estão abertas as inscrições para o 4º SIMPÓSIO DE ARQUEOLOGIA E PATRIMÔNIO DE MINAS GERAIS e a 3ª REUNIÃO DA SABSUDESTE. Lembramos que as vagas são limitadas. As fichas de inscrição estão disponíveis no site www.ufjf.br/maea  

Participação nos Grupos de Trabalhos (GTs)

Os participantes poderão apresentar apenas uma proposta de trabalho como autor principal. Os interessados deverão enviar resumo de até 20 linhas para a Comissão Organizadora, por meio do e-mail: sapmg.2010@gmail.com , contendo: título da apresentação, nome dos autor(es) e respectivas filiações institucionais e e-mail para correspondência.

Participação com apresentação de Pôsteres

As apresentações de trabalhos em Pôsteres também serão limitadas a uma por participante.