Ciclo sobre choro

terça-feira, 5 de outubro de 2010


 
 

Informativo ASA

Choro: uma paixão carioca em forma de música

         A ASAAssociação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação (www.asa.org.br) tem o prazer de convidar para o ciclo de 4 palestras sobre a mais carioca das manifestações musicais: o choro. A partir de 4 de novembro, às 19:30 horas, sempre às quintas-feiras, na sala de vídeo (rua São Clemente, 155), Elza Lancman Greif percorrerá a trajetória do choro, partindo da vida cultural no Rio de Janeiro do século XIX e chegando aos dias de hoje. As palestras serão ilustradas por CDs e, no dia 25 de novembro, encerrando o ciclo, o Grupo de Choro do Conservatório Brasileiro de Música dará uma canja.

Elza Lancman Greif é Doutora em Música e Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário (CBM-CEU) e graduada em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trabalha no Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário como coordenadora do Núcleo de Pesquisa José Maria Neves e como professora das disciplinas Fundamentos da Arte-Educação e Iniciação Científica nos cursos de Musicoterapia, Licenciatura em Música e Bacharelado.

            Para participar, é necessário inscrever-se. Basta ligar para a secretaria (2539-7740 e 2535-1808, das 10 às 18 horas) ou mandar os dados para asa@asa.org.br. O ciclo custa R$ 40 (quarenta reais), quantia que deve ser paga na primeira palestra.

Programa

Quinta-feira, dia 4 de novembro

Os primórdios musicais no Rio de Janeiro: o lundu e a modinha.

A chegada da Família Real portuguesa. A intensa vida cultural musical do Rio de Janeiro no século XIX: compositores e mestres de música.

As condições da diversidade étnica, sócio-cultural e econômica dos moradores da cidade.

A emergência da música popular urbana.

Quinta-feira, dia 11 de novembro

As danças. Criação de novas formas rítmico-musicais: a polca, a polca-maxixe, o maxixe, o tango brasileiro, a valsa brasileira.

O choro e sua história. Proveniência e significado de seu nome. A roda de choro. A instrumentação dos conjuntos de choro.

Compositores das novas e autênticas formas musicais: Joaquim Antonio Callado, Henrique Alves de Mesquita, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, entre outros.

Quinta-feira, dia 18 de novembro

Entre o choro e o samba. As festas nas casas das tias baianas. Pixinguinha e Donga

Divulgação e recepção da música popular. A impressão de partituras e as inovações tecnológicas: o disco, o rádio.

Chorões no rádio: Benedito Lacerda (flauta), Dino 7 cordas, Meira (violões), Canhoto (cavaquinho), Altamiro Carrilho (flauta) e outros.

Chorões no disco: Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo (cavaquinho) e outros.

Compositores eruditos de choro: César Guerra-Peixe e Radamés Gnattali.

Quinta-feira, dia 25 de novembro

O choro hoje. Permanência e divulgação em escolas de choro, clubes de choro, festivais de choro no Brasil e no mundo.

Participação do Grupo de Choro do Conservatório Brasileiro de Música. Centro Universitário.

Componentes:

Bernardo Diniz: cavaquinho e violão.

Marcel Sousa: bandolim

Rodrigo Revelles: flauta e saxofone soprano

Thais Bezerra: pandeiro