Novos Olhares na História - Curso EAD

sábado, 19 de fevereiro de 2011


Gpec - Educação a distância

" Pouco a pouco.....transformando a educação"

www.gpeconline.com.br

 

Associada a ABED

(Associação Brasileira de Educação a Distância)

 

Formação Continuada a Distância

 

NOVOS OLHARES NA HISTÓRIA

 

Autora e Professora: Maria José Caldas

 

Inscrições Abertas

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE CURSO

 

 

Fornecer elementos para que estudantes e professores, sobretudo os que militam no ensino médio, contribuam para enriquecer a visão humanística dos jovens. Assim, módulos repletos de encaminhamentos práticos relativos ao trabalho dos professores no cotidiano escolar, apresentando discussões bem elaboradas sobre campos e assuntos da história que devem ser incorporados ao ensino da disciplina, ampliando as possibilidades de reflexão sobre o mundo contemporâneo e a inserção dos indivíduos e das comunidades nesse mundo. História do Brasil, biografias, gênero, direitos humanos, cultura, alimentação, corpo, ciência e tecnologia, meio ambiente, história regionais, e temáticas que há décadas mobilizam a academia, mas que ainda permanecem distantes das aulas de história, numa perspectiva que privilegia a apresentação de sugestões de trabalho, materiais didáticos, visando embasar melhor as aulas que milhares de professores lecionam país afora.

 

OBJETIVOS

 

O principal objetivo do curso será fornecer elementos para que estudantes e professores, sobretudo os que militam no ensino médio, contribuam para enriquecer a visão humanística dos jovens. Assim, módulos repletos de encaminhamentos práticos relativos ao trabalho dos professores no cotidiano escolar, apresentando discussões bem elaboradas sobre campos e assuntos da história que devem ser incorporados ao ensino da disciplina, ampliando as possibilidades de reflexão sobre o mundo contemporâneo e a inserção dos indivíduos e das comunidades nesse mundo.

 

 

PÚBLICO

 

Graduados e Graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos em história.

 

 

MÓDULO I

 

Colonização Portuguesa e a Formação da nossa Cultura

 

OBJETIVOS

 

O principal objetivo do módulo será fornecer elementos que contribua para um aprendizado e enriquecendo para uma nova visão. Um módulo prático, apresentando discussões bem elaboradas sobre campos e assuntos sobre a colonização portuguesa e a formação da cultura no Brasil. Ampliando as possibilidades de reflexão sobre o mundo contemporâneo e a inserção dos indivíduos e das comunidades nesse mundo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

A historiografia referente ao processo de colonização do Brasil. As políticas de povoamento e exploração da Colônia. Mundo novo e velha civilização; Portugal e a colonização das terras tropicais; A fundação de cidades e o processo de aldeamento dos índios como instrumentos de dominação; O homem cordial; O mito Fundador.

 

METODOLOGIA

 

Compreender a sociedade, sua gênese e transformação como um processo aberto, ainda que historicamente condicionado e os múltiplos fatores que nelas intervém como produtos das contradições que alimentam a ação humana; a si mesmo como protagonista agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica de conflitos e dos interesses dos diferentes grupos sociais. Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, considerando o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção, para o desenvolvimento do conhecimento e da vida social. 

 

MÓDULO II

 

Formação Econômica, Política e Social do Brasil

 

OBJETIVOS

 

Proporcionar ao aluno, condições de identificar condicionantes da ação discutindo algumas das principais questões relativas à história do período imperial brasileiro. Como revoluções, revoltas, motins e formas de resistência, negociação cotidianas e repercussões ao longo do espaço, compreendendo verdadeiras dimensões dos diferentes ciclos econômicos, que levaram à formação da nacionalidade brasileira, identificar as origens, natureza e características da industrialização brasileira.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

A Corte no Brasil e a nova geografia do poder

As lutas de independência e o Estado monárquico constitucional

Tensões sociais e políticas no Primeiro Reinado

Abdicação, centralização e descentralização

O Império do Brasil: História, Nação e civilização

A consolidação do Estado-nacional

Tráfico e escravidão

A questão territorial e o problema do controle da população

Cafeicultura, escravidão e imigração

A crise do regime escravista

 

 

METODOLOGIA

 

Compreender a sociedade, sua gênese e transformação como um processo aberto, ainda que historicamente condicionado e os múltiplos fatores que nelas intervém como produtos das contradições que alimentam a ação humana; a si mesmo como protagonista agente social; e os processos sociais como orientadores da dinâmica de conflitos e dos interesses dos diferentes grupos sociais. Entender os princípios das tecnologias associadas ao conhecimento do indivíduo, da sociedade e da cultura, entre as quais as de planejamento, organização, gestão, trabalho de equipe, considerando o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção, para o desenvolvimento do conhecimento e da vida social.  Traduzir os conhecimentos sobre a pessoa, a sociedade, a economia, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, indignação, análise, problematicas diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política, econômica e cultural.

 

 

MÓDULO - III

 

História da Cultura

 

 

OBJETIVO

 

Esta linha de pesquisa, ao mesmo tempo compreende, atualiza, integra e situa em outro patamar, em termos historiográficos, a História Social das Idéias e das Mentalidades, a História Intelectual, e a Histórica das Práticas e Representações Culturais, na busca do universo mais amplo da cultura.  Como não poderia deixar de ser, dialoga com a antropologia e com outras áreas das ciências do social.  Ampla o suficiente para nela encontrarem seu lugar temáticas específicas, permite, por outro lado, a definição dos vários temas que circunscrevem o campo, as questões, as dimensões e os agentes do universo cultural.  Do ponto de vista sobre história e cultura, e oferece uma perspectiva particular à reflexão historiográfica. Tendência hegemônica da historiografia atual que propõem uma nova forma de interrogar a realidade toma como base temas do domínio da cultura e salienta o papel das representações. As representações culturais, materiais, afetivas e coletivas, as mentalidades, as emoções têm conseqüências sociais, é a partir destas questões e das respostas as mesmas que se poderá melhor distinguir como os sentimentos e as paixões participam na reprodução social como nos conflitos, nas relações de poder e nas mutações da vida política.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

A crise dos paradigmas

O que é História Cultural

História do Cotidiano, História das Mentalidades, História Social e Cultural, História e Tradição, imaginário, representação

A Nova História Cultural

A invenção da Biografia, História da Caricatura, O riso na Idade Média, gênero, cultura, alimentação, corpo, história regional, Cinema.

 

 

METODOLOGIA

 

 

Reproduzir e discorrer a respeito das tendências existentes na história cultural, citando autores e suas colaborações. Estudar a cultura relacionando parâmetros seguidos pelos historiadores, levando o aluno a refletir. Abordar a existência de problemáticas entre as tendências, onde os conflitos e as criticas, são diversos, expor os rumos da nova virada cultural.

 

MÓDULO – IV

 

Patrimônio Cultural

 

OBJETIVO

 

O objetivo do módulo é refletir sobre sentidos e usos do patrimônio cultural, em espaços sociais urbanos, o IPHAN, UNESCO, traçando lugares de memória. Conceito, abrangência e mecanismos de proteção ao patrimônio cultural. Patrimônio material e imaterial. A relação entre turismo e patrimônio cultural. O conceito de cultura. Turismo sustentável e patrimônio cultural. Sociedade, cidadania e patrimônio cultural.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Analisar o significado e abrangência do conceito de patrimônio. Cultura material e imaterial, a legislação de proteção; O turismo e o patrimônio cultural; Patrimônio cultural e cidadania.  Bens culturais. Cultura, cidade e poder, analisar o papel dos museus enquanto ferramenta educativa, e potencialização da memória, da história e da cidadania e sua relação com o turismo, como Conceito; Funções; os museus hoje; Museu e sociedade; O turismo e o museu. O turismo e espaço museu.  O espaço musicológico e seu discurso; Relações com a comunidade; Ações voltadas ao turismo; ação educativa. Museus a céu aberto.

 

METODOLOGIA

 

Desenvolvendo textos, apoiando a explanação com recursos audiovisuais, material iconográfico, textos complementares, documentos históricos, jornais, revistas, museus, locais históricos. Traçando paralelos entre fatos históricos e assuntos cotidianos, despertando no aluno o sentido do Patrimônio Histórico e Cultural.

 

 

MÓDULO - V

 

 

Geografia Urbana

 

IDENTIDADES, TRADIÇÕES E TERRITORIALIDADES

 

 

 

OBJETIVOS

 

 

Discutir o instrumental analítico da Geografia Urbana, apresentando e problematizando seus conceitos fundamentais, teorias, modelos e metodologias; apresentar a história dos conceitos e dos fenômenos urbanos, reconhecendo os contextos sociais, econômicos, políticos e paradigmáticos nos quais este campo de conhecimento se inscreve.

Aprofundar o conhecimento profissional e acadêmico, bem como possibilitar o desenvolvimento da habilidade para executar pesquisa histórica.

Analisar o processo cognitivo do espaço e suas categorias de simbolização, relacionados intimamente com a constituição das identidades sociais dos grupos envolvidos; interrogar acerca da constituição do imaginário territorial, dentro e fora dos quadros estatais, o que envolve a criação de dispositivos de controle histórico-topológicos e tentativas de hegemonia sobre as formas subalternas de lugarização; investigar a elaboração das práticas de ocupação, manipulação e exploração do espaço, em suas interações com as caracterizações constituídas;

Compreender os mecanismos da tradicionalidade e a consequente legitimação das práticas espaciais.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Geografia Urbana e o Pensamento Geográfico. Teorias da urbanização. Organização interna das cidades. Metrópole, Teoria da Rede Urbana. Globalização, cultura e cidades mundiais: Tendências recentes. Sociedade Urbana: Metrópole e Território, o retorno da moradia no centro antigo de São Paulo, Modalidade e Migrações, Cidades e Formas de Comércio. Formação do Espaço Brasileiro. Plano de Integração Nacional

 

METODOLOGIA

 

A cultura como expressão de identidade dos grupos. A construção material e simbólica do espaço. Análise cultural da construção do espaço urbano, identidades, tradições e territorialidades.

 

MÓDULO - VI

 

História da América

 

 

OBJETIVOS

 

Analisar a História das Américas (América Latina e América do Norte) no período compreendido entre o final do século XVIII e o fim do século XX, acompanhando os principais debates historiográficos em torno do estudo da formação das nações americanas e suas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais.

Refletir sobre os temas fundamentais de análise histórica dos países americanos no processo de emancipação política e nos dois séculos de independência, considerando a dialética e as inter-relações entre os processos e fenômenos macro-históricos, mundiais e trans-nacionais e as dinâmicas internas nacionais e especificamente americanas.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Agricultura, parentesco e territorialidade na América Pré-Colombiana. Noções gerais. Os povos americanos às vésperas da conquista: distribuição, características gerais e modos de classificação. Espanha nos séculos XV e XVI: noções gerais da reconquista e da expansão de Castela. O impacto ecológico e demográfico do encontro do velho e do novo mundo. Balanço historiográfico da conquista e colonização espanhola: da legenda negra. As formas de apropriação do trabalho indígena na América Colonial. Conquista e colonização da América do Norte. A administração colonial e o poder nas colônias. Caudilhismo. A Descoberta da América, As Razões da Vitória. Montezuma e os Signos, Revolução Cubana, Os Sistemas Coloniais de Trabalho, Muralismo. Revolução Mexicana. Rebelião de Tupac Amaru luta e Resistência no Peru. A Revolução Mexicana

 

METODOLOGIA

 

Discussão de textos e apresentação do tema e da bibliografia e imagens correspondentes, fundamentações teóricas.

 

COORDENAÇÃO E TUTORIA

Professora e Autora Maria Jose Silva Caldas Fagundes

Graduação Lincenciatura Plena em História, Universidade Bandeirantes - UNIBAN - 2008 Aspirante a Bolsa de Pós Graduação de Mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professora On-line no site Vestibular. Resenhista, revisora, editora e colaboradora do site Profissão Mestre e Revista Museu.

Coordenação de Apoio -  Patricia Limaverde Nascimento

Mestre em Educação:Currículo pela PUC-SP, Bióloga (CRBio1 61128/01-D), possui 14 anos de experiência em coordenação e direção pedagógica. Foi orientanda de Maria Cândida Moraes e desenvolve projetos de assessoria pedagógica em escolas particulares e públicas. Trabalha na formação de professores da rede privada e pública sempre voltada para as inovações em didática e abordagens curriculares. Já apresentou seus trabalhos de educação transdisciplinar em diferentes estados no Brasil e também na Espanha, em Barcelona. Autora de 3 coleções de livros didáticos de educação infantil e co-autora de 4 coleções de livros didáticos de ensino fundamental. Já ministrou cursos sobre Transdisciplinaridade, Trabalho com Projetos em sala de aula, além de cursos nas áreas de matemática e semiótica aplicada no currículo de educação infantil e de ensino fundamental. Recebeu, em maio de 2006, o prêmio de Melhor Experiência em Educação Humanitária no Congresso Latino-Americano de Educação Humanitária realizado no Memorial da América Latina em São Paulo.

 

Gisela Zampelli– Suporte de relacionamento

 Suporte técnico 1 Avate

 

Suporte técnico 2Janaina Corrêa

 

Carga Horária e Horário do curso

 

A carga horária estimada para esse curso é de 80 horas/aula, divididas entre estudos e interação online e pesquisas off-line. O horário de estudos é estabelecido pelo próprio participante, de acordo com sua disponibilidade.

 

Requisitos Necessários

Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet, fazer download de arquivos e enviar e-mail. Temos também um fórum de discussão dentro do curso onde estas ferramentas serão muito utilizadas.

Todos os inscritos receberão o Manual do Aluno por e-mail, de fácil entendimento para  navegar na área do curso e utilizar todas as ferramentas disponíveis. Além disso, disponibilizamos um suporte técnico por e-mail e por skype para auxiliar os inscritos na navegação.

Avaliação e Certificação

O curso possui uma série de atividades avaliativas propostas como:

1.     Realização de atividades interativas de acompanhamento;

2.     Reflexão das leituras complementares e vídeos indicados;

3.     Atividades de auto-avaliação da unidade didática;

4.     Participação nas listas e no fórum de discussão (A avaliação dessa participação será feita em função do conteúdo e da relevância das mensagens).

O resultado das avaliações será expresso em porcentagem, em escala de 0 a 100%. Os alunos que conquistarem 75% das metas do curso, obterão a certificação. Todas as atividades serão realizadas on-line.

Após conquistar 75% das metas do curso, o participante receberá por e-mail seu certificado digital, registrado internamente pela GPEC e enviado por e-mail. O participante poderá imprimir seu certificado na sua própria impressora. Neste certificado constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura digitalizada do (a) professor (a) do curso, dados da empresa GPEC (CNPJ, endereço), e o código de registro do certificado.

Caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado via correio, mediante pagamento de uma taxa de impressão e postagem. Este certificado será impresso em papel especial, terá todos os itens do certificado digital acima citados e mais outros itens como: conteúdo programático, carimbo da empresa e selo de autenticidade.

Os cursos online oferecidos pela Gpec estão classificados como cursos livres de atualização, aprimoramento, qualificação profissional e pessoal sob a perspectiva de Educação Continuada.

 

Os certificados têm validade para fins curriculares e em provas de títulos, respeitando a carga horária descrita.

A GPEC oferece seus cursos on-line para todo o Brasil e seus certificados são amplamente aceitos.

Valor

 Este curso possui um investimento total de R$ 90,00 (Noventa Reais)

 

Formas de Inscrição e Pagamento

Temos três opções de inscrição e pagamento:

1- Parcelado no cartão de crédito  (Cartão VISA - MASTER, Dinners, Hipercard, Aura e American Express) 

2- À vista através de pagamento on-line ou Boleto Bancário 

 O pagamento é realizado através do PagSeguro, que aceita cartões de crédito, débito automático em conta ou boleto bancário. Esse tipo de pagamento é totalmente seguro, garantido pela UOL.

 Para se inscrever, acesse nosso site: www.gpeconline.com.br e localize o curso em nossa página.

Você encontrará um banner do Pag Seguro. Clique no banner: Pagar com Pag Seguro. Abrirá uma janela de formulário.

 

Após digitar o Cep, clique em ok, pois automaticamente aparecerá o seu endereço e as opções de pagamento para realizar a sua inscrição.

A sua inscrição será efetivada e o código de acesso enviado por e-mail, junto com o manual do aluno na data de início do curso.

 Os seus dados serão mantidos em sigilo absoluto e não ficarão à disposição da nossa empresa, apenas da PagSeguro.

O pagamento realizado pelo PagSeguro é rápido, simples e super-seguro. Assim que efetuar o pagamento você receberá o comprovante da ordem de serviço por e-mail.

3 - Envio por e-mail de Boleto Bancário da Caixa Econômica com seus dados para pagamento

(para esta opção, você deverá enviar por e-mail: Nome completo, Endereço completo, CEP e CPF).

Este boleto permite efetuar o pagamento em qualquer agência bancária  e em casas lotéricas.

Qualquer dúvida ou maiores esclarecimentos envie um e-mail para: gpec@gpeconline.com.br

 Atenciosamente

 

Equipe GPEC

" Pouco a pouco.....transformando a educação"

GPEC - GRUPO DE PRODUÇÃO EM EDUCAÇÃO & CULTURA LTDA

Tel. 11 - 3782-0635 e 7040-4042

São Paulo - SP

www.gpeconline.com.br

 

 Fonte: Grupo História do Brasil