Mostra de pesquisa ERED RIO 2008

sábado, 11 de outubro de 2008


Encontro Regional de Estudantes de Direito-ERED 2008



“20 Anos da Constituição Brasileira”



14 a 16 de Novembro, Unigranrio – Duque de Caxias



Em 2008, completamos 20 anos de nossa Constituição da República.. Muitos intelectuais brasileiros vêem nesta data a oportunidade para “comemorar” duas décadas de estabilidade institucional.. Sob a ambiência de festejo e comemoração, muitos seminários e encontros têm sido organizados pelo país afora.

Na verdade, sabemos que a década de 80 foi marcada por lutas sociais profundas. Ela foi fruto do acúmulo histórico da reivindicação de direitos pela qual passamos no século XX. Tanto as restrições aos direitos civis impostas pela ditadura militar quanto o empobrecimento vertiginoso dos segmentos mais espoliados da população brasileira – provocado pela chegada avassaladora do capitalismo – criaram condições objetivas para a ascensão do movimento de massas. É nesse processo essencialmente dialético que surgiram as bases para a luta política democrática no Brasil - luta por direitos para o povo brasileiro.

É com o mesmo olhar humanístico-dialético proposto por Roberto Lyra Filho que a Coordenação Regional dos Estudantes de Direito do Rio de Janeiro organiza e apresenta o XXVI ERED; um espaço de reflexão e debate acerca dos mitos e realidades que cercam a sociedade brasileira em meio a essa data marcante.



MOSTRA DE PESQUISA

A mostra de pesquisa do ERED RIO 2008 acontecerá no dia 15/ 09 no turno da tarde. Poderão ser inscritos trabalhos que tenham como tema Constituição, Direitos sociais, Direitos Fundamentais, Segurança Pública, Políticas Públicas, Ensino Jurídico e Assessoria Popular. Serão aceitas produções nos formatos de artigos, resenhas, relato, monografias e dissertações.


1 - INSCRIÇÃO E CREDENCIAMENTO

Somente os participantes do ERED poderão inscrever-se na Mostra de Pesquisa


2 - ENVIO DE RESUMO

O Resumo deverá conter dados de identificação do autor, do orientador (se houver) e da instituição de ensino. Ser redigido em fonte tamanho 12, arial / Times New Roman, espaçamento 1,5 e ter entre 300 e 600 carácteres.

Serão aceitos no máximo 3 autores por trabalho.


2- PRAZOS:

Os resumos deverão ser enviados para o email: pesquisa_eredrio@yahoo.com, impreterivelmente até o dia 28/ 10/ 2008.
Os aceites serão divulgados no site http://coredrj.co.cc/ a partir do dia 04/11/2008.


3- APRESENTAÇÃO

As apresentações serão orais com utilização facultativa de pôster.

O autor terá 10 minutos para exposição, seguidos de 5 minutos para questionamentos da banca e do público.


4- CERTIFICADOS: Serão concedidos