Estudos científicos refletem sobre o "fazer história"

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


Estudos científicos refletem sobre o “fazer história”

O historiador e seu tempo, lançamento da Editora Unesp, discute a relação entre o historiador e sua capacidade de compreensão temporal dos sujeitos e das práticas, colocando em foco o debate historiográfico, metodológico e teórico que envolve seu trabalho. Fruto do XVIII Encontro Regional de História da ANPUH – SP (Associação Nacional de História – SP), reúne artigos que analisam autores icônicos da historiografia brasileira: Gilberto Freyre, Oliveira Vianna, Emília Viotti da Costa e Sérgio Buarque de Holanda.

No caso de Viotti da Costa, a própria autora revisita o seu Da Senzala à colônia, ligando a visão do passado ao retrato da época em que o escreveu, lembrando das condições de trabalho, as tendências da historiografia, dos debates metodológicos e das lutas políticas presentes à época de sua elaboração, há 40 anos. Elementos presentes neste clássico sobre a escravidão também são esmiuçados por outros dois pesquisadores.

Os organizadores estruturam os artigos tendo como foco o debate sobre o multifacetado fazer do historiador. São retratadas as questões relacionadas à produção de saberes culturais a partir das práticas docentes e a memória no âmbito escolar à luz de teóricos como Edgar Morin, André Chervel, Michel Foucault, Marcel Proust, Freud e Jung. Outro ponto abordado na obra é a relação entre o gênero e a cultura, focada principalmente na questão das mulheres, recontando a história da luta feminista e como ela estruturou novas relações, proporcionando uma nova visão dos dados historiográficos estudados. Além disso, há também estudos sobre a relação entre imprensa, poder e historiografia, revelando a relação dos mass media com a historiografia por meio de jornais e revistas do Brasil.

Sobre os organizadores – Antonio Celso Ferreira é doutor em História Social pela Unesp e leciona no curso de História na Unesp, no câmpus de Assis. Holien Golçalves Bezerra é doutor em História pela USP e leciona na Universidade Federal de Goiás. Tania Regina de Luca é doutora em História Social pela USP e leciona no curso de História da Unesp, câmpus de Assis.

Título: O historiador e seu tempo

Organizadores: Antonio Celso Ferreira, Holien Gonçalves Bezerra e Tania Regina de Luca

Número de páginas: 240

Formato: 16 x 23 cm

Preço: R$ 39