I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica (UFCG)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009


 

Prezados e prezadas,
 
Já está aberto o Edital para proposta de Grupo de Trabalho para o I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: diálogos interdisciplinares até o dia 15/09/09. O evento será realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da  UFCG. A página oficial ainda está em construção. Data do evento  01/12/2009 a 4/12/2009 .
Objetivo Geral
Promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discussões sobre os tipos de fontes documentais e as metodologias aplicadas na contemporaneidade, para o seu uso  no campo das pesquisas históricas e de outros saberes.
Objetivos específicos
  Possibilitar intercâmbio entre pesquisadores da pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande com os demais centros do país no que se refere ao tratamento e preservação de fontes documentais.
  Reunir pesquisadore s graduandos (Iniciação Científica), graduados, pós-graduandos para que se abra um leque de discussões sobre a relação do pesquisador com as fontes documentais e o seu engajamento em busca da sua preservação e democratização.
  Promover o debate e a reflexão sobre diferentes diálogos interdisciplinares acerca de temas, problemas e as fontes documentais.
Poderão encaminhar proposta de GRUPO DE TRABALHO (GT), até o dia 15/09/2009.
O GT proposto poderá ter até dois coordenadores.
O envio da PROPOSTA DE GRUPO DE TRABALHO, deverá ser realizado até o dia 15 de setembro de 2009. Após a avaliação da Comissão Científica, a lista contendo os grupos de trabalho aprovados será disponibilizada no dia 18 de setembro de 2009, no sítio eletronico do evento /~historia/isnfdphwww.ufcg.edu.br 
  Dada a aprovação da proposta de GT, os coordenadores deverão realizar suas inscrições no e vento por meio do link "Inscrições". O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito mediante boleto, conforme valores e prazos contidos no edital do evento. Os coordenadores de GTs terão até o dia 23 de outubro de 2009 para proceder à análise das propostas de comunicação oral e de p�?ster que receberem e encaminhar a composição final dos GTs (com a lista de participantes que tiveram seus resumos aprovados) para o e-mail do evento: snfdph.ppgh@gmail.com. Os coordenadores ficarão responsáveis pelos pareceres de seleção dos resumos dos integrantes dos GTs (no máximo 30 e no mínimo 10 participantes para comunicação oral e poster). Os GTs que não receberem o número mínimo de inscrições até a data prevista no cronograma serão cancelados. Os coordenadores poderão apresentar suas comunicações no próprio GT. Aqueles que desejarem, poderão ter seus trabalhos publicado no livro do evento que reunirá os textos dos conferencistas, dos participante s das mesas e coordenadores de GTs.
Cada GT poderá entregar somente um único trabalho de coordenador para fins de publicação em livro pela editora da UFCG, ficando a critério de cada GT optar por co-autoria ou não entre os seus coordenadores. 
  O resumo para proposta de GT deverá ser encaminhado para o e-mail do evento: snfdph.ppgh@gmail.com 
Normas para apresentação de proposta para GT: 
  a)      Título do GT:
  b)      Coordenadores: 
1 -Nome: 
  Titulação: 
  Vinculação Institucional: 
  Endereço de acesso ao Currículo Lattes: 
  E-mail: 
 Tel:
2 -Nome: 
   Titulação: 
   Vinculação Institucional: 
   Endereço de acesso ao Currículo Lattes: 
   E-mail: 
   Tel: 
   c)      Resumo entre 300 a 400 palavras; fonte Times New Roman; tamanho 12; espaçamento 1,0; em pa rágrafo; sem bibliografia; sem notas; sem figuras (penas textos).
  d)      Palavras-chave (no máximo quatro); 
  Comissão Científica
Ant�?nio Clarindo (Presidente) (UFCG)
Carlos Cunha Miranda (UFPE)
Dilton Cândido Santos Maynard (UFSE)
Edson Silva (UFPE)
Fátima Martins Lopes (UFRN)
Iranilson de Oliveira Buriti (UFCG)
Jocyleia Santana dos Santos (UFT)
José Otávio Aguiar (UFCG)
Josemir Camilo de Melo (UEPB)
Luciano Mendonça de Lima (UFCG)
Marcos Fábio Freire Montezuma (UFSC)
Marcos Silva (USP)
Patrícia Cristina Aragão Araújo (UEPB)
Regina Célia Gonçalves (UFPB)
Rodrigo Ceballos (UFCG)
Juciene Ricarte Apolinário
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal de Campina Grande
Te. 83 3310149 5

.

__,_._,___