Curso: Religião, Ciência e Mídia / PUC-Rio

segunda-feira, 22 de março de 2010


Curso: Religião, Ciência e Mídia. Dinâmicas em torno da Verdade

Início/Duração: 01 de abril a 01 de julho 2010

Local: Residência João XXIII - R. Bambina, 115 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

Dia da semana: quinta-feira

Horário: das 19h00 às 21h00

Investimento mensal: R$ 60,00

Prof.:Eleandro de Carvalho Gomes Cavalcante

Proposta:

A ciência e a religião são dois fenômenos que permeiam o nosso quotidiano. É por isso que, muitas vezes, como o ar que nos circunda, deixamos de percebê-las. Ou, ainda, ignoramos a nossa participação nos processos históricos que as formam e transformam. O que significa fazer ciência? Descobrir a verdade no mundo em que nos encontramos? E ter uma religião? Sentir a verdade que vem de outro mundo? Poderíamos reduzir uma e outra a estas experiências? Diferenciá-las entre um fazer, ativo, e um ter, passivo?

Iniciar-se no estudo sociológico da religião e da ciência é uma maneira fértil de pensar estas perguntas. Quando passamos a levar em conta as relações sociais e os valores que animam o conhecimento produzido em laboratório ou a crença cultivada no interior de cada um de nós, temos acesso a uma perspectiva mais ampla sobre estas duas dimensões tão significativas de nossa cultura – sobre as suas inegáveis tensões, mas também sobre alguns pontos de contato.

Neste sentido, a imprensa especializada em ciência parece um bom ponto de partida para uma reflexão. Recorrentemente, os jornais se preocupam em noticiar pesquisas e descobertas científicas que têm fortes repercussões sobre a religião de um modo geral, e, particularmente, sobre a cosmologia cristã: o darwinismo biológico, revisões historiográficas sobre a vida de Jesus Cristo etc.

Objetivos:

Apresentar, numa abordagem sociológica, diferentes aspectos da polarização rígida entre o dogma religioso e o conhecimento científico;
Pensar a polarização ciência e religião através da produção do jornalismo científico.


Prof.:Eleandro de Carvalho Gomes Cavalcante (Bacharelado em Ciências Sociais - Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestrado em Ciências Sociais - Departamento de Sociologia e Política/PUC-Rio; Doutorando em Sociologia - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/Universidade Cândido Mendes)

Mais informações e inscrições:
http://www.clfc.puc-rio.br/curso_religiao2010.html
 
 
Fonte: [cristianismoantigo]