Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açúcar

segunda-feira, 22 de março de 2010


Historiador ganha prêmio com pesquisa sobre açúcar
22/03/2010 - 13h52m
*Da Redação, com informações de assessoria
redacao@portalibahia.com.br

O Prêmio Clarival do Prado Valladares anuncia o projeto vencedor da 6ª edição. Com o tema "Açúcar em águas revoltas: o comércio entre Brasil, Portugal e Holanda (1595-1618)", o economista e historiador Daniel Strum teve seu trabalho selecionado entre os mais de 200 projetos inscritos.
O trabalho de Strum apresentará um panorama da evolução da produção, comercialização e consumo de açúcar desde o início da colonização do Brasil até a invasão holandesa em 1630. Com um rico material colhido in loco nos arquivos do Porto, Lisboa e Amsterdã, a originalidade do projeto está justamente na integração e no cruzamento de fontes e literatura portuguesas, holandesas e brasileiras.
A sexta edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares registrou 218 trabalhos inscritos por pesquisadores de 18 estados brasileiros. As temáticas versavam sobre as mais diversas áreas – história, arte, arquitetura, antropologia e política.
O estado que enviou o maior número de inscrições foi São Paulo, com 60 projetos, seguido do Rio de Janeiro (44) e Bahia (33). Entre os inscritos, profissionais das áreas de História, Jornalismo e Comunicação, Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Letras, entre outras.
SÉTIMA EDIÇÃO - Para a 7ª edição (2010), podem se inscrever no Prêmio Clarival do Prado Valladares, até o dia 30 de abril, pesquisadores de todo o Brasil, vinculados ou não à instituições acadêmicas, com projetos de pesquisa inéditos nas áreas de história econômica, evolução sociopolítica e criação artística das várias regiões brasileiras. A Organização Odebrecht é responsável pelos recursos necessários à realização completa dos projetos selecionados, da pesquisa à edição de livro ilustrado.
O Prêmio é uma das poucas oportunidades de se obter patrocínio para pesquisa histórica fora das fontes oficiais de financiamento. Não existe um valor pré-determinado para o patrocínio, que depende de cada projeto selecionado. Desde que foi criado, em 2003, recebeu quase mil inscrições e já publicou cinco livros. Entre os títulos, Igreja e Convento de São Francisco da Bahia, da professora Maria Helena Ochi Flexor e do Frei Hugo, recém-lançado, que celebra também os 50 anos de contribuição cultural da Organização Odebrecht.
 
Fonte: GEHB