"A imagem medieval: história e teoria" - workshop

quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Workshop "A imagem medieval: história e teoria", que organizaremos nos dias 4 e 5 de novembro de 2010 na sala 10 do Departamento de História da USP, das 14h às 18h.

As inscrições, gratuitas, serão feitas até o dia 3 de novembro, através de email com nome completo e filiação institucional a ser enviado a: mcclp@usp.br.

O evento, que é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História Social, da Universidade de São Paulo, e pelo Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident Médiéval, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), terá a seguinte programação:

4 DE NOVEMBRO

14h: Abertura (Maria Cristina C. L. Pereira e Eduardo Henrik Aubert)

14h15: Images and Water: Perugia's city fountain (Italy, 1277-1278) (Philippe Cordez e Susanne Pollack, Kunsthistorischen Institut im Florenz)

15h: O corpo abstinente e a "anticomida" (Wanessa Asfora, SENAC)

15h45: Intervalo

16h: A parte pelo todo: os relicários antropomorfos medievais (Vivian Patricia C. C. de Almeida, USP)

16h45: Mediação e medialização: o cartulário do Colégio de Hubant e a teoria do laço social (Eduardo Henrik Aubert, GAHOM – EHESS)

5 DE NOVEMBRO

14h: Boccaccio em movimento: imagens e seu público no Palácio Spannocchi (Siena, 1494) (Diogo Rodrigues de Barros, mestre GAHOM – EHESS)

14h45: O discurso epidítico e o conjunto escultórico do Poço de Moisés de Claus Sluter (Paloma Lima, mestre UFES)

15h30: Intervalo

15h45: Iluminações benjaminianas: na iminência da distância, imagens investidas do poder de revidar o olhar (Rita Bredariolli, UNESP)

16h30: Montagens topo-lógicas: as imagens nos capitéis e pilares do claustro de Moissac (Maria Cristina C. L. Pereira, USP)

17h15: Conclusões

17h30: Entrega dos certificados

Na oportunidade, solicitamos sua colaboração para a divulgação do evento.

Saudações,

Maria Cristina C. L. Pereira e Eduardo H. Aubert