Francisco Adolpho de Varnhagen e a Construção da História do Brasil

terça-feira, 8 de setembro de 2009


 

Domingo, 6 de Setembro de 2009

VIVENDO HISTÓRIA AMPLIANDO CONHECIMENTO

 
Francisco Adolpho de Varnhagen e a Construção da História do Brasil

 
Filho da portuguesa Maria Flávia de Sá Magalhães e de Ludwig Wilhelm Varnhagen, um engenheiro militar alemão contratado pela Coroa para construir os altos fornos da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, na região de Sorocaba, na então Capitania de São Paulo, estudou no Real Colégio Militar da Luz, em Lisboa, e iniciou a carreira militar à época das Guerras Liberais, como voluntário nas tropas de D. Pedro IV de Portugal que lutavam contra D. Miguel I de Portugal.
Escreveu Notícia do Brasil, seu primeiro trabalho de história, entre 1835 e 1838. Suas pesquisas na matéria levam-no a localizar o túmulo de Pedro Álvares Cabral na Igreja da Graça, em Santarém. Foi admitido como sócio-correspondente na Academia de Ciências de Lisboa. Formou-se como engenheiro militar em 1839, na Real Academia de Fortificação.
Retornou ao Brasil em 1840, entrando para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro em 1841, exercendo o cargo de primeiro-secretário. Em 1844 obteve a nacionalidade brasileira, podendo ser admitido na carreira diplomática. Serviu na legação de Lisboa e na de Madrid, obtendo reconhecimento como historiador com a publicação da História Geral do Brasil em dois volumes (1854-1857). Foi destacado para o Paraguai (1858), tendo servido ainda na Venezuela, em Nova Granada (atual Colômbia), no Equador, no Chile, no Peru e nos Países Baixos.
Fonte: Wikipédia
 
Um Olhar Crítico sobre a História de Varnhagen
Varnhagen é o responsável pela construção da identidade do Brasil no século XIX. Sua obra História Geral do Brasil foi construída a luz do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro sobre o patrocínio do próprio imperador D. Pedro II. Desse modo, a obra de Varnhagen consiste em um manual que cujo objetivo era construir a imagem do Brasil sobre a óptica do colonizador português. Seus escritos mostram uma obra completamente voltada para os valores do homem branco que, segundo ele, era o responsável pelo processo de civilização do território brasileiro.
Varnhagen construiu, a partir de documentação oficial, a estruturação da História do Brasil a partir de 1500 até meados do século XIX. Nesta perspectiva, sua obra faz grande exaltação ao colonizador, com narrativas factuais e a transformação de simples personagens em grandes heróis. Sua História Geral do Brasil apresenta um conjunto de informações muito detalhadas onde, em vários momentos, se prolonga em minúcias e temáticas cuja importância não era tão relevante. Na sua visão lusitana da colonização são feitas "honrarias" ao português porque ele teria trazido a civilização para o Brasil, dando a um povo selvagem e bárbaro fé, lei e rei. Ou seja, tornando-os homens civilizados conforme os padrões europeus. Entretanto, sua História Geral do Brasil não valorizou a contribuição dos índios para a cultura brasileira – que eram apontados por ele apenas como selvagens ou bárbaros – e negou "totalmente" o papel do negro em nossa história. Em outras palavras, a história construída por Varnhagen era totalmente voltada para a exaltação do branco colonizador.
 
 
Por: Francisco Vilanova
.

__,_._,___