Manuscrito histórico esquecido em supermercado

segunda-feira, 5 de abril de 2010


PUC identificou procedência de manuscrito histórico esquecido em supermercado

         O Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, acaba de prestar sua contribuição à salvaguarda da memória goiana. Seu diretor, Antônio César Caldas Pinheiro, foi convidado pela Televisão Anhanguera, no dia 18 deste mês, para identificar um antigo livro manuscrito, datado de 1755, esquecido em um carrinho de compras, em um supermercado em Goiânia, e indicou a sua procedência.
          Antônio César havia assistido pelo telejornal à notícia do achado do manuscrito e o reconhecido, pelas características apresentadas, como pertencente ao Arquivo Frei Simão, da Cidade de Goiás. Informado o fato à TV Anhanguera e convidado a demonstrar a procedência o diretor do IPEHBC fez análise paleográfica e diplomática de seu conteúdo, provando a sua pertença àquele Arquivo.
          O trabalho foi registrado em reportagem veiculada nos três noticiários da Televisão Anhanguera, o que motivou vários telefonemas ao IPEHBC, parabenizando a PUC Goiás pela contribuição oferecida na solução do caso.  Na oportunidade, o presidente da Fundação Frei Simão, Hélder Camargo de Passos, presente àquele ato, agradeceu ao IPEHBC o serviço prestado à memória goiana, recolhendo o precioso manuscrito ao acervo daquele arquivo da Cidade de Goiás.
 
Fonte: [historiacultural_go]