Angola é aqui | Revista de História da BN

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008


Informativo da Revista de História da Biblioteca Nacional
Dezembro - 2008
www.revistadehistoria.com.br

Angola é aqui
No próximo evento do projeto 'Biblioteca Fazendo História', José Manuel Gonçalves, autor do livro 'Angola a Fogo Intenso', e Marcelo Bittencourt, professor da Universidade Federal Fluminense, irão discutir as proximidades entre a história brasileira e a angolana


Chico Mendes: vivo látex
Mary Allegretti, antropóloga e ex-colaboradora de Chico Mendes, conta detalhes de seu trabalho ao lado do líder seringueiro, discute os avanços na preservação da Amazônia e comenta sobre a enigmática figura de Euclides da Távora, o guerrilheiro comunista responsável pela alfabetização de Chico.


O pai da umbanda
Rejeitado no kardecismo, Zélio Fernandino decidiu criar seu próprio culto. Assim, nasceu a umbanda, que reúne elementos da cultura indígena, européia e africana. A religião completa seu primeiro centenário em 2008.


Caminhos históricos
Expedições refazem os caminhos brasileiros por onde passaram os pais da teoria da evolução. No Rio de Janeiro, professores e estudantes partiram em caravana "Caminhos de Darwin", organizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Na Amazônia, o fotógrafo Fred Langford percorre o trajeto de Alfred Wallace, o evolucionista esquecido.


Saramago, erva rústica
Escritor recebe homenagem da Academia Brasileira de Letras e fala de 'A Viagem do Elefante', seu novo livro. “O enredo é bastante simples, é só um elefante que vai andando. Mas o leitor é conduzido por algo mais: pela linguagem”, disse o prêmio Nobel.