LANÇAMENTO DE LIVRO

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008


Narrativas, Imagens e Práticas Sociais: percursos em história cultural

de Sandra J. Pesavento, Nádia Maria Weber Santos & Miriam de Souza Rossini (orgs.)

Através da apropriação de narrativas diversas, os historiadores promovem interpretações renovadas do passado; e através dos aspectos teórico-metodológicos sobre o uso da imagem na história se vislumbra a própria paisagem social. Este livro nos mostra que as práticas sociais nos orientam para alguns percursos possíveis de nossa história cultural.

Editora Asterisco
14x21cm
256 páginas

R$ 30,00


Este livro é o resultado do trabalho de um grupo de pesquisadores que há mais de dez anos estão juntos, compartilhando teorias, metodologias, objetos, reunidos no Grupo de Trabalho em História Cultural da ANPUH do Rio Grande do Sul. É também uma homenagem à professora e pesquisadora Sandra Jatahy Pesavento, que fundou o GT em 1997, disseminando entre seus orientandos de graduação e de pós-graduação a paixão pela História Cultural.
Os textos apresentados no livro são tão diferentes quanto seus autores, mas tão coesos quanto as opções teórico-metodológicas que assumem. Em especial eles se voltam para a aplicação metodológica da teoria, que perpassa conceitos importantes como representação e imaginário. Sua leitura nos permite não só um contato com as diferentes gerações de pesquisadores da área de História no Rio Grande do Sul, como também um percurso por essa historiografia que tem ganhado impulso através dos grupos de pesquisa que se voltam para aspectos específicos da História.
Autores: CHARLES MONTEIRO ; CLÁUDIA MUSA FAY ; LUIS FERNANDO BENEDUZI ; MÁRCIA RAMOS DE OLIVEIRA ; MARIA LUIZA FILIPPOZZI MARTINI ; MIRIAM DE SOUZA ROSSINI ; NÁDIA MARIA WEBER SANTOS ; PAULO ROBERTO STAUDT MOREIRA ; RICARDO DE AGUIAR PACHECO ; SANDRA JATAHY PESAVENTO.


À VENDA NOS SITES

Editora Zouk
www.editorazouk.com.br

Livraria Cultura
www.livrariacultura.com.br

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=5078723&sid=013776119101210339637538532&k5=12FCCDCF&uid=